Instituto de Acompanhamento Profissional - IAP

Mauro Eidi Villela Assano

Fernando Franco

Mauro Eidi Villela Assano

O analista de sistemas Mauro Eidi Villela Assano, formado em 1999 pela UNIP, proferiu, no dia 11 de abril, uma palestra no campus Vergueiro aos alunos do curso de Análise de Sistemas sobre o tema Qualidade de Software.

Segundo o Prof. Arthur Bataglia, a palestra tem grande apelo para todos os alunos, principalmente para os dos primeiros anos, que tiveram a oportunidade de ter uma introdução do assunto.

O palestrante trouxe aos alunos uma visão muito atualizada do mercado, já que trabalha na Rational, uma empresa de ponta americana da área de software. A Rational é uma das empresas mais lucrativas do ramo eletrônico nos Estados Unidos e atua nesse mercado desde 1981. Hoje, trabalha basicamente com desenvolvimento de programas para comércio eletrônico por meio de uma combinação de ferramentas, serviços e engenharia de desenvolvimento de software sob o conceito de "melhores práticas".

Um dos pontos mais frisados pelo palestrante foi o da velocidade de desenvolvimento e tempo de vida do software. "O contexto atual de proliferação da Internet diminuiu muito o tempo do ciclo de vida do projeto de um software, já que a demanda de tempo de produção do mercado está cada vez mais acelerada e a exigência de qualidade muito maior", explicou.

"O curso de Análise de Sistemas da UNIP filtrou esses conhecimentos, fez-me distinguir o que é bom do que não é, deu-me uma base acadêmica muito sólida. Hoje, no meu dia-a-dia dentro da Rational, vejo que os conceitos usados são aqueles que vi na faculdade, o que me deixa muito tranqüilo quanto à minha formação", declarou Mauro.