Instituto de Acompanhamento Profissional - IAP

Orlando Torres

Orlando Torres

Orlando Torres

Formado na primeira turma de Turismo da UNIP, em 1994, o bem-sucedido Orlando Torres é um exemplo de arrojo e dedicação em sua profissão. Aluno interessado, sempre foi destaque em sua turma, seja em suas notas, seja na obstinação em querer o melhor estudo, reivindicando e requerendo recursos para seu curso recém-criado.

A área de atuação de Orlando, segundo ele mesmo, ultrapassa a idéia tradicional e restritiva que a maioria tem do profissional de Turismo, que é a de trabalhar com agências de viagens, organizando pacotes, lidando com vendas ou criação de itinerários. Sua interação com o mercado vai muito além, pois decidiu, desde o começo, trabalhar com um filão ainda pouco procurado e explorado por seus colegas de profissão: a organização, produção e realização de eventos.

"Temos que desvincular essa idéia de que o profissional de Turismo é aquele que vai ficar viajando, aprendendo itinerários, sendo guia dos turistas, trabalhando em agências de viagem. O Turismo envolve muito mais que isso. A área de eventos, por exemplo, ainda inexplorada pelos formados, oferece uma gama muito maior de aplicações e atuações da profissão", comenta.

Trabalhando há pouco mais de 6 meses como coordenador do Departamento de Eventos da empresa Stillu's Formaturas, uma das maiores empresas do setor em São Paulo, Orlando coloca em prática tudo o que aprendeu em seu curso superior, realizando o trabalho de coordenação e produção de eventos em geral, principalmente de formaturas do Ensino Médio e Superior, mercado que, segundo ele, está em franco crescimento e tem grande potencial de absorção dos profissionais formados em Turismo.

"Posso dizer que hoje tenho um sonho realizado, que é o,de trabalhar onde estou. E muito gratificante estar em uma empresa de destaque no mercado, trabalhando com o máximo de minha capacidade e sabendo que estou entre os melhores".

Perguntado sobre o que um recém-formado em Turismo deve fazer para estabelecer-se bem no mercado de trabalho, Orlando é objetivo: "Não se limite às opiniões que você ouve sobre sua profissão. Tire suas próprias conclusões, conquiste o seu espaço. Depois, perceba suas aptidões e aplique-as nos diversos setores que o Turismo abrange, seja na hotelaria, em eventos, na gastronomia ou em qualquer segmento. Fuja dos conceitos existentes no mercado. Inove, crie, procure fazer do seu projeto de trabalho uma coisa atrativa e deixe a sua marca pessoal".

Satisfeito com sua formação, Orlando lembra dos tempos de faculdade e conta que o preparo recebido na UNIP, no campus Paulista, onde estudou, foi crucial para que ele pudesse se estabelecer no mercado, estando hoje em uma confortável posição. "Acima de tudo, o que vale é a obstinação e a vontade de correr atrás de um objetivo. Tendo isso, o resto vem naturalmente.”